PARCELAMENTO - Em até 6x sem juros

A Caloi escreve a história da bicicleta no Brasil. A Caloi e stá na memória de gerações e gerações de brasileiros. Sejam eles ciclistas profissionais ou não. Uma longa história contada por bicicletas que fizeram e fazem parte do dia a dia de muita gente. Pessoas que, como nós, sabem que pedalar significa mais saúde, mobilidade inteligente, esporte e competitividade. Uma tradição de mais de 115 anos. Ser sinônimo de bicicleta nos enche de orgulho. Cada nova pedalada aumenta nossa história e nos leva mais longe e mais alto.
Acompanhe abaixo os principais momentos desta trajetória e veja como você também faz parte dela.

Nossa História

Linha do Tempo

Você sabia que a Caloi chegou aqui no Brasil no século 19? Nossa história se confude com a história da bicicleta no País. Imagine quanta coisa temos para contar. Escolha um dos modelos de exibição e embarque em um delicioso passeio que vai resgatar os melhores momentos da sua infância.


No Início

O século XIX já pedalava em uma caloi

Haja história. Nascida no final do século XIX, a Caloi viu a bicicleta transitar entre os elegantes senhores e senhoras na cidade de São Paulo, que mal sabiam o que era um carro.


1898

O italiano Luigi Caloi desembarcou no Brasil e começou a trilhar seu sonho: ele fundou a Casa Luiz Caloi, que importava bicicletas do mercado europeu. 1898 – Nasce a marca Caloi no Brasil, pelo italiano Luigi Caloi, com a importação de bicicletas vindas da Europa.


1945

A dificuldade de importar peças na época da Segunda Guerra fez com que a Caloi desse início à sua produção nacional. Em 1945, foi inaugurada a primeira fábrica da Caloi, no bairro paulistano do Brooklin. Era inaugurada a primeira fábrica de bicicletas do Brasil.


Você sabia?

Os primeiros estudos de artefatos de duas rodas movidos pela força humana datam dos séculos XV e XVI.
Até 1800, as bicicletas não tinham pedal e eram impulsionadas com os pés!
"Poucos objetos utilizados pelos seres humanos originaram uma revolução tão grande nas convenções sociais como a bicicleta." Trecho do censo norte-americano de 1900.

banner1
banner2
banner3
banner4
banner5
banner6
banner7
banner8

Anos 70

Não esqueça a minha caloi

A geração de 70 nasceu com um pedal da Caloi no pé. Foi nessa década que aconteceu o primeiro Passeio da Primavera (evento que chegava a reunir 80 mil pessoas em um mesmo dia!), o lançamento da Caloi 10 e aquela campanha que marcou memórias: Não esqueça a minha Caloi.


1972

Em 72 nasceu a Caloi 10, um dos modelos mais queridos do Brasil. Foi a primeira bicicleta de 10 marchas do País: uma bike esportiva, com o guidão rebaixado, que revolucionou toda uma geração. Veja fotos e vídeos.


1975

A Caloi inaugurou mais uma fábrica no País, no Polo Industrial de Manaus. Com essa base, lançou outro sucesso de vendas: a Mobylette. Lembra da sua? Veja fotos
1975 - A Caloi inaugura a sua fábrica em Manaus, destinada a produtos de maior valor agregado.


1978

Foi em 78 que a primeira peça da campanha "Não esqueça a minha Caloi" surgiu, com o personagem Zigbim, que incentivava a garotada a lembrar de um presente... que não foi esquecido até hoje.
Esse ano foi marcado também pelo lançamento do modelo Calo Ceci, uma bike feita especialmente para as mulheres.

Anos 80

O mercado vai mudando a Caloi e a Caloi vai mudando o mercado.

A estreia dos anos 80 para a Caloi veio com a assinatura “O ano da Bicicleta”, e mostrava que realmente seria a década da bicicleta. Ao menos, para a Caloi Cross, que figurava nas garagens de 10 entre 10 meninos dos anos 80.


1983

Caloi Cross Extra Light foi o grande sucesso da década 80, que marcou uma geração. Ela se inspirou no sucesso do filme E.T. - O Extraterrestre, com um modelo para a criançada que sonhava em voar.


1984

Ícone da geração que cresceu ouvindo as músicas da rainha dos baixinhos, a Caloi faz parte da vida de muita gente e da própria cultura popular. Você lembra da participação da equipe Caloicross no filme Os Trapalhões e o Mágico de Oróz?


1989

Em 89, chegou ao mercado a Caloi Mountain Bike 18, a primeira feita especialmente para a prática do esporte.

Você sabia?

Nos anos 80, o regime da Ditadura tinha uma política muito voltada ao desenvolvimento da indústria de automóveis. Não à toa, para a sociedade da época, bicicleta ganhou pecha de "coisa de criança".

Renata Falzoni começou seu trabalho naquela década, fazendo eventos como o Night Bikers, o primeiro passeio noturno organizado da história do Brasil - e talvez o primeiro do mundo!

Anos 90

Caloi sem Fronteiras

Os anos 90 viram o crescimento da Caloi dentro e fora do País. Em meio a vários lançamentos de sucesso, ela deu início à sua internacionalização, abrindo uma subsidiária na Flórida, nos Estados Unidos.


1996

Neste importante ano, a Caloi patrocinou o heptacampeão do Tour de France, Lance Armstrong, na equipe Motorola/Caloi.

Ainda naquele ano, outra parceria inusitada foi consolidada entre Caloi e Chevrolet, que lançou uma bike vendida na rede Chevrolet e foi apresentada no Salão do Automóvel.


1998

Os 100 anos de Caloi foram comemorados com um novo modelo de muita classe: a Caloi 100.


Você sabia?

Foi a Caloi que introduziu os quadros de alumínio no mercado internacional, no início dos anos 90. O mercado de bikes cresceu tanto na década de 90, que incentivou o desenvolvimento da fabricação de uma imensa variedade de acessórios para bikes e ciclistas.

Anos 2000

Movimentando a Vida

Desde 2000, a Caloi se assumiu como uma empresa destinada à vida saudável, e colocou todo o mundo para pedalar: crianças, adultos, esportistas, ciclistas profissionais, amadores e bikers de fim de semana.


2004

Em 2004, a sede administrativa da Caloi fez as malas e abriu um novo escritório em uma das mais importantes regiões empresariais de São Paulo.

Anos 2010

Sempre em frente

E lá foi a bicicleta: de meio de transporte a brinquedo de criança, evoluiu a um importante transformador da mobilidade urbana. Em toda sua trajetória, a Caloi viu muitos cenários e novas paisagens neste universo. Viu a bicicleta mudar de modelo, de material e, até de papel no planeta, acompanhando e construindo essa transição. Mais de 100 anos depois, estamos aqui para dizer: a Caloi continua contando a história do ciclismo no mundo.


2012

2012 foi o ano da Caloi no Mountain Bike. Houve o lançamento de uma bike referência no segmento de MTB, a Elite Carbon, um modelo de carbono projetada para competições.


2013

A Caloi passa a fazer parte da Cannondale Sports Unlimited, a divisão de bicicletas da empresa canadense Dorel Industries INC. Com objetivo de alavancar o esporte no país, e focada em conquistar uma medalha olímpica para o Brasil a Caloi passou a gerenciar uma equipe de mountain bike, a única equipe nacional registrada na UCI, chamada Caloi Elite Team.

A Caloi escreve a história da bicicleta no Brasil. A Caloi está na memória de gerações e gerações de brasileiros. Sejam eles ciclistas profissionais ou não. Uma longa história contada por bicicletas que fizeram e fazem parte do dia a dia de muita gente. Pessoas que, como nós, sabem que pedalar significa mais saúde, mobilidade inteligente, esporte e competitividade. Uma tradição de mais de 120 anos. Ser sinônimo de bicicleta nos enche de orgulho. Cada nova pedalada aumenta nossa história e nos leva mais longe e mais alto.